Skip navigation

PT - Segurança

ATENÇÃO: Antes de desembalar e instalar o sistema REVO-2, o usuário deve ler as instruções de segurança a seguir com muita atenção e certificar-se de que sejam sempre obedecidas por todos os operadores.

Os apalpadores RSP2, RSP2 V2 e RSP3-x devem ser utilizados exclusivamente com o cabeçote REVO / REVO-2 da Renishaw.

Os operadores devem ser treinados na utilização e aplicação do sistema REVO / REVO-2, nos produtos que o acompanham e no contexto da máquina na qual serão instalados, antes que sejam autorizados a operá-lo.

Alguns componentes do sistema REVO-2 e produtos associados estão equipados com ímãs permanentes. É importante manter estes imăs afastados de quaisquer objetos que possam ser afetados por campos magnéticos, como sistemas de armazenamento de dados, marca-passos, relógios, etc.

Emissões laser Classe 3R do RSP2

O texto contém referências às características indicadas como † e ‡ nas ilustrações abaixo. Assegure-se que as instruções de segurança foram compreendidas. Recomenda-se uma familiarização com os componentes do sistema REVO-2.

Ilustração de segurança da Classe 3R do RSP2

As versões RSP2 foram classificadas como produtos laser Classe 3R, conforme EN 60825-1:2007. Esta classificação é baseada na potência do laser emitida no caso improvável de quebra do suporte da ponta, como requerido pelo critério de "falha singular" na norma EN 60825-1. Na ausência de tal falha, a potência laser emitida é desprezível.

RSP2 and SFP1 Safety label information
Legenda
† Contatos de segurança‡ Abertura laser e janela óptica
ATENÇÃO: Não remova as etiquetas de segurança do corpo dos apalpadores RSP2.

Saída laser

  • Saída máxima: < 5 mW
  • Duração do pulso: onda contínua
  • Comprimento de onda: 670 nm
  • Divergência do feixe: 2 mrad

Os corpos do RSP2 contêm fontes laser Classe 3B incorporadas, e não devem ser utilizados em caso de dano sério ou ruptura de qualquer parte do produto. Nestes casos, desconecte IMEDIATAMENTE a fonte de alimentação, remova e não tente reutilizar as peças. Contate seu fornecedor para mais informações.

Em condições operacionais normais, o feixe laser encontra-se totalmente encapsulado no corpo do apalpador e suporte da ponta, sendo inacessível ao usuário. A remoção do suporte da ponta provoca a abertura de 2 conjuntos de contatos de segurança, identificados por †, desligando assim automaticamente a alimentação do laser e evitando a exposição ao feixe.

Os contatos devem ser inspecionados periodicamente, para assegurar que continuam limpos e isentos de contaminação, como pó, resíduos ou limalhas. Apesar de improvável, estes contaminantes poderiam provocar um curto-circuito nos contatos, aumentando o risco de passagem de corrente para o laser, sem haver um suporte de ponta instalado. Nunca conecte objetos condutores aos contatos. Observar as instruções de limpeza na seção de manutenção.

Sempre remova o RSP2 do cabeçote antes de uma inspeção. Nunca olhe diretamente para a abertura laser, indicada como ‡, enquanto o corpo do RSP2 do estiver conectado ao cabeçote do apalpador.

Na ocorrência improvável de quebra da haste da ponta sem remoção da conexão de segurança entre o apalpador e o suporte da ponta, existe um risco reduzido de exposição à luz laser de classe 3R, a partir da pequena abertura da haste da ponta quebrada. A observação direta da luz laser pode provocar danos oculares permanentes e deve ser evitada. Se uma quebra ocorrer, o procedimento correto é evitar olhar diretamente para qualquer luz laser emitida ou refletida e pressionar o botão de emergência na unidade de comando manual para evitar movimentos inesperados. A seguir remova manualmente o apalpador e o suporte da ponta do cabeçote REVO-2. Concluído este procedimento, a máquina deve ser afastada manualmente da peça e o dano deve ser avaliado. Sob nenhuma circunstância deve-se tentar reparar ou reutilizar o suporte da ponta danificado. Contate seu fornecedor para mais informações.

Emissões laser Classe 1 do RSP2 V2

O texto contém referências às características indicadas como ‡ nas ilustrações a seguir. Assegure-se que as instruções de segurança foram compreendidas. Recomenda-se uma familiarização com os componentes do sistema REVO-2.

Ilustração da segurança da Classe 1 do RSP2 V2

Esta versão do RSP2 foi classificada como um produto laser de Classe 1, de acordo com a norma EN 60825-1:2014+A11:2021.

RSP2 - front and bottom view
Legenda
‡ Janela óptica

O corpo do RSP2 V2 contém fontes laser classe 3B incorporadas, que não devem ser utilizadas em caso de dano sério ou ruptura de qualquer parte do produto. Nestes casos, desconecte IMEDIATAMENTE a fonte de alimentação, remova e não tente reutilizar as peças. Contate seu fornecedor para mais informações.

Sempre remova o RSP2 V2 do cabeçote antes de uma inspeção.

Se um suporte de ponta é removido manualmente ou devido a sobrecurso excessivo, o feixe laser é acessível através da abertura óptica indicada como ‡ na ilustração. Em circunstâncias normais, para evitar perigos causados por distração, o laser será desligado automaticamente sempre que o suporte de ponta é removido.

ATENÇÃO: O suporte da ponta deve ser removido assim que possível na prática.

Emissões LED do RSP3

O apalpador de digitalização RSP3-x contém fontes LED de alta potência incorporadas, e não deve ser utilizado em caso de dano sério ou ruptura de qualquer parte do produto. Nestes casos, desconecte IMEDIATAMENTE a fonte de alimentação, remova e não tente reutilizar as peças. Contate seu fornecedor para mais informações.

RCP TC-2 e RCP TC-3

O método de interrupção de energia é desconectar o cabo ou desligar a fonte de alimentação.

Filtros de ar

A pressão de alimentação de ar na entrada dos filtros de ar deve ser no máximo 8,5 bar e no cabeçote deve ser no máximo 5,5 bar. Observar as precauções normais para ar comprimido.

Operação e manutenção geral

O produto somente deve ser utilizado com o comando Renishaw UCC S5.

Recomenda-se desconectar a energia antes de executar quaisquer operaçőes de manutençăo.

A manutençăo está restrita aos procedimentos descritos na seçăo de manutençăo.

Deve ser assegurado que as janelas de abertura do laser, indicadas como ‡, localizadas no RSP2, RSP2 V2 e nos correspondentes suportes de pontas, não se danifiquem, pois são de vidro e podem causar lesões quando quebradas.

ATENÇÃO: O uso de comandos, ajustes ou a execução de procedimentos diferentes daqueles aqui especificados, podem resultar em exposição a radiações perigosas.

Advertência

Tome cuidado com movimentos inesperados. O usuário deve permanecer fora da área de trabalho do cabeçote do apalpador e da ponta. O fornecedor da máquina deve assegurar que o usuário está ciente de toda a área de trabalho do sistema.

Em todas as aplicaçőes que envolvem a utilizaçăo de máquinas-ferramenta e MMCs, recomenda-se a utilizaçăo de proteçăo para os olhos.

É responsabilidade do fabricante da máquina assegurar que o usuário esteja consciente de quaisquer perigos envolvidos na operação, incluindo os mencionados na documentação dos produtos Renishaw e assegurar que são fornecidas proteções e bloqueios de segurança adequados.

Consultar as instruções de funcionamento do fornecedor da máquina

Os componentes do sistema não contêm peças aproveitáveis para o usuário, com exceção do RCP TC, RCP2 e FCR25. Năo tente desmontar qualquer peça do produto. Na ocorrência de um problema, contate seu fornecedor para assistência.

Sob certas circunstâncias, o sinal do apalpador pode incorretamente indicar uma condiçăo de apalpador assentado. Năo confie nos sinais do apalpador para interromper o movimento da máquina.

A desativaçăo por avanço do apalpador evitará o recuo da máquina em caso de colisăo do apalpador.

As articulações das pontas estão projetadas para liberar o apalpador e/ou suporte da ponta em caso de colisão.

Este equipamento năo deve ser utilizado em atmosferas potencialmente explosivas.

Existe perigo de esmagamento entre as peças. Não segure o apalpador ou o cabeçote do apalpador durante os movimentos.

É muito importante que, para uma segurança contínua, todos os fusíveis sejam substituídos por outros do mesmo tipo e capacidade.

O cabeçote deve ser transportado na embalagem original Renishaw.

Os cabos devem atender as especificaçőes Renishaw. Um cabeamento incorreto pode danificar o equipamento.

WARNING: Avoid touching the probes (including counter balance arms), stylus holders and other modules when the REVO-2 head is engaged (servo LED green) and the system is ready for measurement.