PT - Segurança

ATENÇÃO: Antes de desembalar e instalar o sistema REVO, o usuário deve ler as instruções de segurança a seguir com muita atenção e certificar-se de que sejam sempre obedecidas por todos os operadores.

O apalpador SFP1 deve ser utilizado somente com o cabeçote REVO da Renishaw.

Os operadores devem ser treinados na utilização e aplicação do sistema REVO, nos produtos que o acompanham e no contexto da máquina na qual serão instalados, antes que sejam autorizados a operá-lo.

Alguns componentes do sistema REVO e produtos associados estão equipados com ímãs permanentes. É importante manter estes imăs afastados de quaisquer objetos que possam ser afetados por campos magnéticos, como sistemas de armazenamento de dados, marca-passos, relógios, etc.

Emissões laser classe 3R do SFP1

O texto contém referências às características indicadas como † e ‡ nas ilustrações abaixo. Assegure-se que as instruções de segurança foram compreendidas. Recomenda-se uma familiarização com os componentes do sistema REVO.

Ilustração de segurança da classe 3R do SFP1

Esta versão do RSP1 foi classificada como um produto laser de classe 3R de acordo com a norma EN 60825-1:2007. Esta classificação é baseada na potência do laser emitida no caso improvável de quebra do suporte da ponta, como requerido pelo critério de "falha singular" na norma EN 60825-1. Na ausência de tal falha, a potência laser emitida é desprezível.

 SFP1 laser safety labels     

 Legenda 
 †  Contatos de segurança ‡  Abertura laser e janela óptica

ATENÇÃO: Não remover as etiquetas de segurança do corpo do apalpador SFP1.

Saída laser:

  • Saída máxima: < 5 mW
  • Duração do pulso: onda contínua
  • Comprimento de onda: 670 nm
  • Divergência do feixe: 2 mrad

O corpo do SFP1 contém fontes laser classe 3B incorporadas, e não deve ser utilizado em caso de dano sério ou ruptura de qualquer parte do produto. Nestes casos, desconecte IMEDIATAMENTE a fonte de alimentação, remova e não tente reutilizar as peças. Contate seu fornecedor para mais informações.

Em condições operacionais normais, o feixe laser encontra-se totalmente encapsulado no corpo do apalpador e suporte da ponta, sendo inacessível ao usuário. A remoção do suporte da ponta provoca a abertura de 2 conjuntos de contatos de segurança, identificados por †, desligando assim automaticamente a alimentação do laser e evitando a exposição ao feixe.

Os contatos devem ser inspecionados periodicamente, para assegurar que continuam limpos e isentos de contaminação, como pó, resíduos ou limalhas. Apesar de improvável, estes contaminantes poderiam provocar um curto-circuito nos contatos, aumentando o risco de passagem de corrente para o laser, sem haver um suporte de ponta instalado. Nunca conecte objetos condutores aos contatos. Observar as instruções de limpeza na seção de manutenção.

Sempre remova o SFP1 do cabeçote antes de uma inspeção. Nunca olhe diretamente para a abertura laser, indicada como ‡, enquanto o corpo do SFP1 estiver conectado ao cabeçote do apalpador.

Na ocorrência improvável de quebra da haste da ponta sem remoção da conexão de segurança entre o apalpador e o suporte da ponta, existe um risco reduzido de exposição à luz laser de classe 3R, a partir da pequena abertura da haste da ponta quebrada. A observação direta da luz laser pode provocar danos oculares permanentes e deve ser evitada. Se uma quebra ocorrer, o procedimento correto é evitar olhar diretamente para qualquer luz laser emitida ou refletida e pressionar o botão de emergência na unidade de comando manual para evitar movimentos inesperados. A seguir remova manualmente o apalpador e o suporte da ponta do cabeçote REVO. Concluído este procedimento, a máquina deve ser afastada manualmente da peça e o dano deve ser avaliado. Sob nenhuma circunstância deve-se tentar reparar ou reutilizar o suporte da ponta danificado. Contate seu fornecedor para mais informações.

RCP TC-2

O método de interrupção de energia é desconectar o cabo ou desligar a fonte de alimentação.

Operação e manutenção geral

O produto somente deve ser utilizado com o comando Renishaw UCC2-2.

Recomenda-se desconectar a energia antes de executar quaisquer operaçőes de manutençăo.

A manutençăo está restrita aos procedimentos descritos na seçăo de manutençăo.

Deve ser assegurado que as janelas de abertura do laser, indicadas como ‡, localizadas no SFP1 e nos respectivos suportes de pontas, não se danifiquem, pois são de vidro e podem causar lesões quando quebradas.

ATENÇÃO: O uso de comandos, ajustes ou a execução de procedimentos diferentes daqueles aqui especificados, podem resultar em exposição a radiações perigosas.

Advertência

Tome cuidado com movimentos inesperados. O usuário deve permanecer fora da área de trabalho do cabeçote do apalpador e da ponta. O fornecedor da máquina deve assegurar que o usuário está ciente de toda a área de trabalho do sistema.

Em todas as aplicaçőes que envolvem a utilizaçăo de máquinas-ferramenta e MMCs, recomenda-se a utilizaçăo de proteçăo para os olhos.

É responsabilidade do fabricante da máquina assegurar que o usuário esteja consciente de quaisquer perigos envolvidos na operação, incluindo os mencionados na documentação dos produtos Renishaw e assegurar que são fornecidas proteções e bloqueios de segurança adequados.

Consultar as instruções de funcionamento do fornecedor da máquina

Os componentes do sistema não contêm peças aproveitáveis para o usuário, com exceção do RCP TC-2, RCP2 e FCR25. Năo tente desmontar qualquer peça do produto. Na ocorrência de um problema, contate seu fornecedor para assistência.

Sob certas circunstâncias, o sinal do apalpador pode incorretamente indicar uma condiçăo de apalpador assentado. Năo confie nos sinais do apalpador para interromper o movimento da máquina.

A desativaçăo por avanço do apalpador evitará o recuo da máquina em caso de colisăo do apalpador.

As articulações das pontas estão projetadas para liberar o apalpador e/ou suporte da ponta em caso de colisão.

Este equipamento năo deve ser utilizado em atmosferas potencialmente explosivas.

Existe perigo de esmagamento entre as peças. Não segure o apalpador ou o cabeçote do apalpador durante os movimentos.

É muito importante que, para uma segurança contínua, todos os fusíveis sejam substituídos por outros do mesmo tipo e capacidade.

O cabeçote deve ser transportado na embalagem original Renishaw.

Os cabos devem atender as especificaçőes Renishaw. Um cabeamento incorreto pode danificar o equipamento.