Skip navigation

PT - Recomendaçőes gerais de segurança

ATENÇÃO : Antes de desembalar e instalar o apalpador SP25M, o usuário deve ler com todo o cuidado as instruções de segurança abaixo e certificar-se de que sempre sejam obedecidas por todos os operadores que utilizarem o sistema. O uso de controles ou ajustes ou a execução de procedimentos diferentes daqueles aqui especificados podem resultar em exposição perigosa à radiação infravermelha.

É necessário que os operadores estejam treinados no uso e na aplicação do apalpador SP25M, dos produtos que o acompanham e na máquina onde o mesmo estiver instalado, antes de serem autorizados a operá-lo.

NOTA: O texto a seguir contém referências sobre características indicadas por [†] [‡] [♦] nas figuras mostradas abaixo. Certifique-se que todas as instruções de segurança foram compreendidas. É recomendável familiarizar-se com os componentes do sistema SP25M mostrados nas seções a seguir:
  • Visão geral dos componentes do sistema
  • Diagrama dos componentes do sistema de apalpador
  • Diagrama do magazine de troca flexível FCR25
  • Diagrama do magazine de troca flexível FCR25 TC

O apalpador SP25M possui uma proteção mecânica de fim de curso, através de um limitador fixo no eixo +Z do apalpador. Portanto, o sistema de comando da máquina deve ser capaz de parar seu movimento neste eixo do apalpador, antes de atingir o limitador. Caso isso não seja possível, o usuário deverá utilizar óculos de proteção durante a operação, para o caso de quebra da ponta.

Deve ser assegurado que as janelas ópticas (indicadas como [♦]), localizadas no corpo e no módulo, não sejam danificadas, pois são feitas de vidro e podem causar lesões.

ATENÇÃO : Alguns componentes do sistema SP25M e de produtos associados fazem uso de ímãs permanentes. É importante manter estes imăs afastados de quaisquer objetos que possam ser afetados por campos magnéticos, como sistemas de armazenamento de dados, marca-passos, relógios, etc.

LED de segurança

O corpo do SP25M contém em seu interior LEDs de alta potência (indicados por [†]) que emitem radiação infravermelha. Estas fontes ficam expostas se um módulo SM25-# ou TM25-20 não estiver instalado.

A retirada do módulo abre dois conjuntos de contatos [indicados por [‡]) ] que automaticamente desligam a energia do LED e garantem a segurança do usuário.

Os contatos devem ser inspecionados periodicamente, para assegurar que continuam limpos e isentos de contaminação, como pó, resíduos ou limalhas. Em uma circunstância improvável, esta contaminação poderia causar um curto-circuito nos pinos, aumentando o risco de transmitir energia aos LEDs, sem haver um módulo instalado. Nunca conecte objetos condutores aos contatos. Observar as instruções de limpeza na seção de Manutenção.

Retire sempre o corpo do SP25M do cabeçote antes de examiná-lo.

Em caso de dano grave ou ruptura de qualquer componente da carcaça externa do corpo ou do módulo de digitalização do SP25M, desconecte IMEDIATAMENTE a fonte de energia, retire o componente e não tente reaproveitá-lo. Procure o seu fornecedor para receber instruções.

Figuras de segurança

Estes diagramas mostram características , indicadas por [†] [‡] [♦], que são mencionadas nestas recomendações de segurança.

Corpo do apalpador SP25M

Vista de frente mostrando o acoplamento cinético para o módulo

SP25M safety illustration - body end

SP25M acoplamento cinético para o módulo

Módulos de digitalização SM25

Vista de frente mostrando o acoplamento cinético para o corpo

SP25M safety illustration - module end

SP25M acoplamento cinético para o corpo